sábado, 13 de junho de 2009

Incentivo à leitura


Sabe-se que, a maioria dos estudantes da escola pública não tem contato com bons materiais de leituras nem com adultos leitores. Então, é preciso que a escola ofereça os textos do mundo à sua clientela, pois não se formam bons leitores solicitando de seus alunos, apenas a leitura feita em sala de aula, no livro didático. Formar leitores é algo que requer condições favoráveis à prática de leitura.

Nessa perspectiva, os professores da Escola Municipal Francisco Leonis, juntamente com sua equipe pedagógica, vem realizando um belíssimo trabalho de incentivo à leitura.

Uma parceria feita entre a referida escola e a biblioteca pública Dr Antônio Othon Filho, tem possibilitado aos alunos contato com um riquíssimo acervo, contendo livros e outros materiais de leitura. Além do trabalho diversificado de leitura, realizado em sala de aula, acontecem momentos onde a escola vai à biblioteca e vice-versa.

Na sexta-feira, 29 de maio, foi dia da biblioteca ir à escola, levando seu acervo que foi somado ao já existente no local, muitos confeccionados pelos próprios professores. A escola estava em clima de festa, com material de leitura, de vários tipos, distribuído por todas as partes.

O alunado, além de poder optar pela leitura que mais lhe agradasse, também teve a oportunidade de interagir com histórias tão bem contadas por uma profissional da biblioteca pública.

Para animar a garotada, houve a presentação de mamulengos.

Essas atividades são frutos do Projeto : "Leitura... um caminho a percorrer no cotidiano escolar.", voltado para a formação de atitude favorável da leitura.

Parabéns, Equipe Leonis! Essas são situações didáticas adequadas para promover o gosto de ler. Trabalho desse nível deve servir de referência para a geração de outros projetos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário