quarta-feira, 3 de junho de 2009

Escolha do livro didático

Entre os dias 8 e 28 de junho, escolas públicas que oferecem as séries inicias do ensino fundamental devem escolher os livros didáticos que serão utilizados entre 2010 e 2012 pelos estudantes desta etapa. Essas escolas têm esse prazo para escolher no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) os livros a serem remetidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Será realizada nesta quinta-feira (04/06), às 8h, no auditório da escola Municipal Professor Humberto Gama, uma reunião preparatória, com diretores e supervisores das escolas públicas municipais, para a análise do livro didático 2010. O encontro será coordenado pela equipe pedagógica da SEMEC, que fará uma explanação sobre o Guia do Livro Didático, seguido de um trabalho em grupo e, posteriormente, de discussões acerca da escolha do livro nas escolas.
De volta às escolas, supervisores e diretores deverão preparar os professores para a escolha do livro, que será realizada no dia 10/06, Dia "D" do livro didático do nosso município.

Triagens

As obras que compõem o PNLD passam por uma série de triagens. Primeiro, as obras são pré-avaliadas pelo FNDE e pela Secretaria de Educação Básica do MEC.

Em seguida, comissões formadas nas universidades públicas avaliam o material do ponto de vista pedagógico. Após a escolha de um conjunto de livros para cada disciplina, é a vez de a escola selecionar as obras que mais se adequam ao projeto pedagógico da unidade. Em 2008, o FNDE adquiriu 103 milhões de exemplares de livros de diferentes disciplinas, com custo de R$ 719 milhões. Atualmente, o programa do livro didático atende 31 milhões de estudantes do ensino fundamental e mais 7 milhões do ensino médio.

Escolha de obras

Nas escolas, professores e diretores têm muita dificuldade para escolher as obras. “O material é muito vasto, por isso essa orientação é importante. A análise tem que ser bem aprofundada para que não seja selecionado um material inadequado. Segundo a coordenadora-geral de materiais didáticos do MEC, Jane Crisitna da Siva, para compor o programa do livro didático, o material precisa seguir alguns critérios, entre eles não veicular informações preconceituosas ou de cunho ideológico. “A obra precisa trazer os conceitos corretos e as informações atualizadas. Também precisa ter uma coerência teórico-metodológica, ou seja, textos de apoio e atividades do livro têm que seguir a mesma linha metodológica”, explicou. O guia do Programa Nacional do Livro Didático 2010 está disponível no site do FNDE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário