quinta-feira, 28 de maio de 2009

Aos professores

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Entrou em vigor, em 1º de Janeiro, no nosso país, o Novo acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado pelos países que têm o português como língua oficial. É um acordo meramente ortográfico, o que não compromete nenhum aspecto da língua falada.
De acordo com as mudanças, com a incorporação das letras k,w,y, o alfabeto passa a ter 26 letras. São abolidos o trema, o acento dos ditongos abertos éi e ói das paroxítonas e some o acento das palavras paroxítonas quando o i ou o u tônicos vierem depois de um ditongo. Também são eliminados o circunflexo das palavras terminadas em êem e ôo, como creem e voo. O acento que diferenciava palavras homônimas como pára/para, péla/pela, pêlo/pelo, pólo/polo também deixa de existir.
O Novo Acordo muda algumas regras para o hífen, que serão mais claras.
Diante de tais mudanças, será necessário um período para incorporá-las à rotina, o que requer convivência com as novas formas e, essa convivência, se dará a partir de leituras, pesquisas, ou seja, do contato com a nova grafia.
Sendo assim, é interessante o uso, em sala de aula, de textos atualizados como jornais, revistas, entre outros, para que se proporcione momentos de contato com essa nova grafia e partindo desse contato, sejam feitas comparações com a antiga grafia e, aos poucos, o aluno passe a fazer uso do Novo Acordo Ortográfico.
Neurimar Benjamim de Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário