
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Olimpíada de Língua Portuguesa
A dinâmica da fase regional montada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), entidade que coordena a olimpíada, divide os estudantes em quatro grupos, que ficam em salas separadas. Dois formadores por sala orientam as atividades de produção e aperfeiçoamento dos textos.
O mesmo esquema acontece com os 125 professores de língua portuguesa que acompanham os alunos. Nos três dias de encontro, alunos e professores participam também de atividades culturais e recreativas.
Calendário - O Cenpec elaborou um calendário para o mês de novembro que compreende quatro encontro regionais, um para cada gênero literário. Depois de Curitiba, de 8 a 10 de novembro, acontece o encontro regional da modalidade poema, em Fortaleza, para alunos do quinto e do sexto ano do ensino fundamental; de 10 a 12 , em Belo Horizonte, será o encontro do gênero memória, com alunos do sétimo e oitavo ano do ensino fundamental; e de 16 a 18, em São Paulo, o tema artigo de opinião, para os concorrentes do segundo e terceiro ano do ensino médio. Em cada gênero literário participam 125 estudantes selecionados nas fases anteriores da olimpíada.
Ao final dos encontros regionais, 152 estudantes, sendo 38 por categoria, irão à etapa nacional, prevista para 29 de novembro, em Brasília, quando serão anunciados os 20 vencedores, cinco por gênero literário.
Trajetória - A Olimpíada de Língua Portuguesa teve em 2010 a participação de 141.332 professores e 59.803 escolas públicas de educação básica. Educadores e unidades de ensino representam as 27 unidades da Federação e 5.488 dos 5.565 municípios brasileiros. O Lugar Onde Vivo é o tema que orienta os trabalhos de alunos e professores. A competição é promovida pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social e coordenada pelo Cenpec.
Ionice Lorenzoni
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Soletrando 2010
No dia 27 de outubro de 2010 os adolescentes Natália Jaillany (7º ano) e Gilmar Aderbal (8º ano), alunos da Escola Municipal Professor Salustiano Medeiros, participaram em Natal da Seletiva Estadual do Soletrando do Programa global Caldeirão do Huck .
Os dois alunos são os ganhadores do projeto Soletrando no Salu, realizado todos os anos a exemplo do quadro do programa do Luciano Huck nas tardes de sábado na rede Globo de televisão.
28 de outubro - Dia do Servidor Público
Em 1808, com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, formou-se o embrião daquilo que seria a máquina administrativa estatal.
São, portanto, mais de duzentos anos de funcionalismo público. O Brasil se tornou independente, virou império, república. E lá estavam os servidores. Governos e governantes vieram e passaram, e os funcionários permaneceram. Tanto na ditadura quanto na democracia, a imensa máquina pública brasileira jamais deixou de funcionar.
Em 1943, o então presidente Getúlio Vargas institui o 28 de outubro como o Dia do Funcionário Público, através do Decreto-Lei nº 5.936.
Em 1990, com o surgimento do novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais - Lei 8.112 - a denominação de funcionário foi substituída pela de servidor.
Fórum de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens
A Prefeitura Municipal de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura e a Secretaria de Saúde, realizou nessa quarta-feira (27), na Escola Municipal Professor Humberto Gama, o primeiro Fórum sobre saúde do adolescente.
A abertura foi marcada pela apresentação Cultural da equipe de alunos da Escola Trindade Campelo, que emocionou o público presente com o tema, “Sexualidade na Adolescência”.
O evento durou todo o dia, com palestras, apresentação da Caderneta de Saúde pela assistente social Rita de Cássia, debate e apresentações dos trabalhos do Projeto Saúde Escolar das Escolas Municipais: Salustiano Medeiros, Justino Dantas, Trindade Campelo, Gilson Firmino, Cipriano Lopes, Nossa Senhora e Humberto Gama.
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
SARAU POÉTICO
“Fazer poesia é brincar com as palavras, dar-lhe vida própria, para que elas transmitam sensações, com suas rimas e melodia.”
Professores, supervisores e alunos do 5º ano da Escola Municipal Presidente “Castelo Branco” realizaram no dia 14/10/2010 um Sarau Poético onde declamaram poesias de escritores da terra, assim como, poesias de suas autorias.
O evento contou especialmente com a participação dos pais, principais responsáveis, da escritora Eva, supervisora Ivone Alexandrino e a representante da Secretaria de Educação, Ana Lu.
Na ocasião, O livro intitulado “LUGAR ONDE VIVO” foi entregue a cada pessoa a quem o mesmo foi dedicado.
domingo, 17 de outubro de 2010
HOMENAGEM AO PROFESSOR
Os inúmeros diários para se corrigir,
As críticas, as noites mal dormidas...
Tudo isso não foi o suficiente
Para te fazer desistir do teu maior sonho:
Tornar possíveis os sonhos do mundo.
Que bom que esta tua vocação
Tem despertado a vocação de muitos.
Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores,
Quando em seu dia-a-dia
Tantas dificuldades acontecem.
A rotina é dura, mas você ainda persiste.
Teu mundo é alegre, pois você
Consegue olhar os olhos de todos os outros
E fazê-los felizes também.
Você é feliz, pois na tua matemática de vida,
Dividir é sempre a melhor solução.
Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida
O teu coração a cada dia,
Dando-te tanto prazer em ensinar.
Homenagens, frases poéticas,
Certamente farão parte do seu dia a dia,
E quero de forma especial, relembrar
A pessoa maravilhosa que você é
E a importância daquilo do seu ofício.
É por isto que você merece esta homenagem
Hoje e sempre, por aquilo que você é
E por aquilo que você faz.